Image Map

quarta-feira, 16 de julho de 2014

As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis


As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros de fantasia, escrita pelo autor britânico C.S.Lewis. É a obra mais conhecida de Lewis, sendo a série considerada um clássico da Literatura, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias mundialmente, figurando como uma das obras literárias mais bem sucedidas e conhecidas de todos os tempos, traduzida em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, as Crônicas de Nárnia foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para rádio, televisão, teatro e cinema. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa caracteres da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.

As Crônicas de Nárnia apresentam, geralmente, as aventuras de crianças que desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam, e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livros (com exceção de "O cavalo e seu menino") os personagens principais são crianças de nosso mundo, que são magicamente transportadas para Nárnia a fim de serem ajudadas e instruídas pelo Grande Leão conhecido como Aslam (ou Aslan, dependendo da tradução).

Todos os sete volumes de As Crônicas de Nárnia foram escritos entre 1949 e 1954, tendo sido publicados originalmente no Reino Unido pela editora HarperCollins entre 1950 e 1956.
Lewis lançou inicialmente O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (no original "The Lion, the Witch and the Wardrobe") em 1950, sem ter a intenção de produzir uma série de livros. Entretanto, encorajado pelas críticas positivas do público e de amigos (incluindo J.R.R.Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, de quem Lewis era grande amigo), o autor decidiu prosseguir, no ano seguinte, escrevendo outros livros contando outras histórias do mundo de Nárnia, as quais Lewis já estava desenvolvendo desde antes da publicação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa;
Ao longo do processo de escrita dos demais livros, que levou cerca de quatro anos, até 1954, Lewis aproveitou para retomar partes anteriores da história para preencher lacunas deixadas no primeiro livro e poder, ao mesmo tempo, contar o que ocorria posteriormente ao primeiro livro. Por isso a ordem de publicação não coincide com a ordem cronológica, que é estruturada através dos eventos que ocorrem nas histórias dos livros.

Ordem de publicação: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; Príncipe Caspian; A viagem do Peregrino da Alvorada; A Cadeira de Prata; O Cavalo e seu Menino; O Sobrinho do Mago; A Última Batalha.

Ordem Cronológica: O Sobrinho do Mago; O Leão, a Feiticeira e o Guarda - Roupa;
O Cavalo e seu Menino; Príncipe Caspian; A viagem do Peregrino da Alvorada;
A Cadeira de Prata; A Última Batalha.



http://cleitoncabralblog.blogspot.com.br/2014/07/as-cronicas-de-narnia-cs-lewis.html

5 comentários:

  1. Eu adoro os filme de As Crônicas de Nárnia. Tenho o livro do volume único, mas só li o primeiro até agora. Muito legal!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito, C.S.Lewis, para mim, o melhor no gênero. bjs Ludmilla.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cleiton, tudo bem?

    Acredita que ainda não li As Cronicas de Narnia? Até tenho o livro lá em casa, mas ainda não me senti pronta para ler =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro ótimo e que merece ser lido Kel! Tenta, você vai gostar. bjs sz

      Excluir
  4. Eu li só até o Príncipe Caspian, mas pretendo continuar a leitura em breve!
    Adorei seu post!
    Bjos.

    http://literatainofensiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir